quinta-feira, 27 de maio de 2010

Escudo do Mestre - algumas dicas

Olá caros aventureiros!
Venho mais uma vez aqui para discutir um assunto que, pelo que observei dividi tantos mestres nas mesas de jogo... o Escudo do Mestre.

Antes de tudo quero afirmar que este post não tem como objetivo um combate direto dos "Escudo x S/ Escudo" e também não será feita nenhuma crítica ok? Apenas comentarei como eu uso meu escudo para alguns truques especiais na mesa de jogo.
E aqueles que não usam, por favor, coloquem suas dicas e macetes para que possamos melhorar nossas campanhas, certo? Então vamos lá!

Colocando um ar de apreensão na aventura
Como muitos mestres sabem, nada melhor que uma rolagem falsa atrás do escudo para colocar medo nos jogadores.
Uma coisa que uso muito em minhas campanhas, onde a aventura envolve alguma catacumba mal assombrada ou zumbis, é fazer uma rolagem sem significado atrás do escudo e olhar para um dos jogadores com forma positiva, depois para o outro com um sorriso maligno na cara, enfim. Mais ou menos assim:
"Bem, ao prosseguirem pelo corredor da antiga escola de magia, vocês percebem que o antigo chão de madeira, tomado pela água do pântano em que afundou começa a ranger de forma estranha. Alguma ação que queiram tomar?"
Independente do que eles fizerem, eu faço (digamos que há 4 jogadores) 4 testes inúteis sem fundamento com nenhum objetivo físico atrás do escudo. Se der par, olho pro jogador com um aspecto positivo do tipo "escapou por pouco em..." e se der ímpar olho para ele com um sorriso estilo coringa na cara, como quem diz "te ferro maluco".

Escondendo itens mágicos


Uma coisa clássica que acontece com muitos mestres é simplesmente, quando um jogador está perto de um item mágico, ele pedir para fazer um teste de percepção/observar/sentir, etc.
Certamente você já despertou o sentido de "aqui tem tesouro" dele, então ele começa a achar meios de tentar repetir o teste para não perder a oportunidade.
Uma dica que pra mim vale ouro, é ter anotado ou na mente, os valores destes atributos atrás do escudo. Então, no meio da narração eu paro e começo a lançar os dados atrás do escudo, somando secretamente os bônus dos jogadores. Caso nenhum passe no teste, simplesmente dou uma risada maligna e toco o barco a frete (lembrando que é permitido somente um teste por personagem, então se ele não conseguiu com o teste que você fez e ficar insistindo que quer fazer um teste, deixe-o fazer... é só da uma resposta negativa mesmo...). Mas caso um dos jogadores tenha se sobre-saído no teste, apenas olhe para ele e diga "João, seu personagem consegue perceber um estranho brilho entre as areias da catacumba, olhando mais de perto... parece um anel de brilhantes"

O mesmo vale para armadilhas
As armadilhas, o mesmo caso. Faça um teste de percepção atrás do escudo, se falhar, jogue os testes de ataque da armadilha e apenas diga ao jogador "durante seu caminhar, estacas saem da parede em sua direção, perfurando todo o seu corpo, causando-lhe 26 pontos de dano"








Mas muito cuidado...


Qualquer um desses recursos devem ser utilizados com muita cautela e moderação, caso contrário os jogadores podem perder o aprecio por suas habilidades. Deixe eles fazerem testes para procurar alguns itens, peça-lhes testes para esquivar de algumas armadilhas etc, ok!







==========ALGUMAS DISCUSSÕES A PARTE=============
Uma coisa que percebi é que a boa parte dos mestres que não usam escudos tem como principal argumento "me afasta dos jogadores"... e de fato é verdade.
O escudo lhe dá grandes possibilidades de jogadas, segredos e etc, mas deixa de certa forma... "longe dos jogadores".
Uma coisa que vejo é que a maioria usa 4 folhas A4 para o escudo, o que o torna quase que um paredão na frente dos olhos.
Uma dica é fazer ele utilizando apenas 75% de uma folha A4 e somente com 3 lados.
Na mesa, deixá-lo no lado da mão que você escreve.
Isso talvez possa ajudar um pouco.
















*mais ou menos algo assim...








Bem pessoal, aguardo ansioso para ver a opinião de vocês!!!
Abraços e até a próxima!

2 comentários:

césar/kimble disse...

Pra evitar essa sensação de 'afastamento' e melhorar a visualização da mesa, tem alguns escudos que são feitos com as folhas na horizontal. Tenho alguns assim e funcionam muito bem, eu consigo enxergar as rolagens de dados e os jogadores conseguem me enxergar sem problemas. Mas minhas anotações e as jogadas de dados ficam protegidas.

Silas C disse...

Eu ia falar sobre isso mesmo (manual dos Mutantes e Malfeitores

Postar um comentário