sábado, 1 de maio de 2010

Dicas para RPG - Montando um vilarejo de sucesso



Aqui é Neco, do Blog do Neco! Estou iniciando hoje aqui no Ecos dando meus pitácos sobre RPG! Longe eu de ser um mega mestre, mas já fiz muita merda coisa errada que aprendi a corrigir com o tempo! Espero que apreciem minha sabedoria (Sab 13).



Um vilarejo é muito importante e pode render muitos ganchos para suas aventuras medievais, pois, em um vilarejo você pode dar um ponto de descanso para os aventureiros sem dar aquela gama de recursos que há em uma grande cidade.
Porem, muitas vezes os mestres pensam: “pra que perder horas pra fazer um vilarejo se os jogadores só vão usar como savepoint?”. Sim, muitas vezes pensei isso, então resolvi fazer um esquema padrão para vilarejos. Aqui estão as 7 regras básicas pra criar um vilarejo:
  1. Um vilarejo é uma pequena área povoada que pertence a um reino ou grande cidade. Servindo, normalmente, como fornecedora para esse reino ou grande cidade (ex.: vila de pescadores, vila de agricultores, vila de mineradores, etc).
  2. Em um vilarejo, a população é reduzida (algo entre no máximo 1000 habitantes) e a proteção para o vilarejo é de 1 soldado para cada 5 habitantes.
  3. O regente do vilarejo é alguém escolhido pelo Governante do reino ou cidade ao qual o vilarejo pertence, pode ser: um nobre (duke, lord, etc… com o dever de administrar e enviar os impostos) ou um chefe militar (caso o vilarejo tenha alguma importância econômica e/ou militar).
  4. Taverna… sim taverna deve ser a primeira coisa que você deve pensar… para um vilarejo, 3 tavernas são suficientes (pense em um nome e quem é o taverneiro, mas deixe as mais divertidas para as localidades que você preparou sua aventura). Mas lembre-se, um vilarejo não é um lugar muito rico, então as acomodações são no máximo de boa qualidade. Para criar sua taverna rapidamente sem pensar muito use o gerador de tavernas da wizards (plim-plim).
  5. Um templo para os deuses sempre é bom (um clérigo para cada 200 pessoas esta ótimo.
  6. As muralhas do vilarejo, quando possuírem, serão de madeira (4 a 5m de altura) e para resolver qualquer problema de localização, faça casa do governante e a milícia bem centralizada, de preferência na mesma construção se o regente for militar.
  7. E claro… já tenha em mente como será a prisão do vilarejo.
Espero ter abrilhantado um pouco mais o Ecos e os jovens RPGistas que vem por ai! Até uma próxima!

0 comentários:

Postar um comentário