Muitos mestres, quando estão inspirados, saem escrevendo quests, pedem para os jogadores fazerem as fichas, marcam uma hora e vão jogar para começar uma campanha épica! Simplesmente perfeito, mas vou me arriscar a dizer que a chance destas campanhas terminarem prematuramente sem um final... são grandes.
Então, vendo isso acontecer com minhas próprias campanhas, resolvi tomar algumas atitudes que certamente tem um resultado no mínimo mais animador. São 5 dicas que segui e que meus amigos fizeram e me aconselharam, que surgiram efeitos positivos. E vamos nessa:
- Escolha o tema de sua campanha: muitos acham que se trata simplesmente de "Medieval, Futurista ou Pokethulhu?" mas isso está muito longe de ser "um estilo". Ramifique, ou seja, veja até aonde sua campanha quer ir, isso lhe ajudará a fazer as aventuras e a criar seus NPCs. Ex: se for estilo Medieval, se pergunte: "vai ter magia de sobra, ou será uma coisa rara?", "será uma campanha contra um vilão, ou em busca de um ítem?", "existem aventureiros em toda a parte ou só uns poucos por cidade?". São perguntas como estas que irão ajudá-lo a definir melhor sua campanha.
- Defina o Sistema de sua campanha: mesmo que você tenha seu mega-hiper-super sistema caseiro, sempre pense se não há NADA MESMO que você tenha que sirva para aquilo, porque na hora que você começar a encarar que tem que fazer NPCs, cidades, pontos de aventuras, itens, etc... vai ver que pouco tempo tem para ficar descrevendo um sistema em folhas. Veja qual sistema se adapta melhor para sua campanha.
- Primeiro a campanha, depois os jogadores: embora o que eu vou dizer vá parecer banal e normal, muitos mestres esquecem desse fator super importante: Primeiro escreva um prólogo de sua campanha, contando como está o mundo e o que esta acontecendo (motivo da campanha), entregue para os jogadores e peça para eles criarem o background de seus personagens com base no prólogo.
- Quando vai ter jogo? Quando a aventura estiver pronta!: outra vez vocês vão querer me xingar, mas isso dá mesmo resultado. Uma boa parte dos mestres faz suas sessões de RPGs de forma regular, as vezes uma vez por semana, as vezes a cada 15 dias, etc. O detalhe, é que muitas vezes o mestre acaba improvisando a quest toda por causa que não teve tempo para preparar tudo, o que muitas vezes pode acabar com a diversão e a própria campanha. Então a dica é: prepare a aventura, crie os NPCs, as fichas dos adversários, cenários, etc, daí você chama os jogadores para jogar. Quando você terminar de escrever a próxima quest, chame eles de novo. Te garanto que os RPGs duram mais tempo
- Tenha uns cacarecos para a sessão, sempre ajudam: coisas como mapa, marcadores, pequenos retângulos de papel para anotações, desenhos (feitos a mão mesmo, com uma canetinha ou lápis) no tamanho para usar no tabuleiro, miniaturas (de papel ou as
fodasda wizards) são sempre boas. Mesmo que você diga "mas é muuuuuuuuuuita frescura prum jogo!!!", vai ver como isso lhe facilita e passa um ar de seriedade pra coisa, ou vai dizer que o arqueiro do seu grupo nunca reclamou que tomava muito dano mesmo tando a 20 metros do bicho!!! E também que seria muito mais interessante colocar 4 assaltantes goblins, um de besta, escondido a 15 metros dos jogadores... tu ia ver como eles iam penar pra matar o bicho.
Valeu pessoal e até a próxima!!!
0 comentários:
Postar um comentário